Sunday, June 15, 2008

SOLVESBORG:

Sobrevivemos. Segundo o meu irmão Gui, foi a micareta do metal :-)
Fomos de Kopenhagen a Solvesborg de trem. Carregados, punk.
Três dias assistindo a shows de meio-dia as 2 da manha, as vezes perdendo um ou outro, pois as vezes os shows tinham horários coincidentes, a caminhada entre um palco e outro era longa e o sol era indescrtivel. Não é irônico dizer que você esta queimado porque pegou sol na Escandinavia? Devia ser EscaLdinavia...
O tempo me remeteu a leituras sobre o deserto do Sahara, onde faz o calor mais extremo durante o dia e um frio polar quando a noite chega. Foi mais ou menos isso o que aconteceu.
Eu e Bruno fizemos um verdadeiro treinamento de guerra para a tour do Revolution Renaissance. Se nos continuamos amigos depois de três dias sem tomar banho (ok, tinham umas bicas GELAAAADAS na entrada do camping, onde escovávamos os dentes e dávamos uma disfarçada), dormindo juntos numa micro-tenda, acho que podemos nos adaptar a tudo. Metal Commandos Training Camp  Numa boa, os vizinhos da tenda não acreditavam que nos dois estávamos ocupando juntos aquela tenda onde mal cabia um. E era muito louco, pois dormia com duas jaquetas, calça de couro e outra por baixo e 15 minutos depois, soh de cuecas. A coisa é realmente bizarra. Qdo escurece o frio é absurdo, mas as noites são curtas. Enfim...
Sm computador, sem internet, sem telefone. 14 horas de rock por dia e as outras pra tentar agüentar fica de pé no dia seguinte.
O verão para os escandinavos é um happening. Neva o ano inteiro. Não é como nos brasileiros, que mesmo quando estamos no inverno ou em temporadas onde o tempo é ruim, temos trégua e dias de sol. O escandinavo quando vê o sol supera o brasileiro no Carnaval. Juro.
Coroas suecas, coroas dinamarquesas, libras. Uma bagunça. Bagunça cara. Teve dia onde fizemos uma refeição e tomamos duas casquinhas a la Mc D’s para disfarçar. Mas, descobri o prazer em comer um lango (kkk, sério, é tipo uma pizza feita com uma massa meio de sonho, mto boa) e carne de alce!!!! É a coisa mais cheirosa do mundo e poderiam me ter dito que era carne do q fosse, que eu teria comido.
As pessoas são incrivelmente amistosas, prestativas e bonitas (fora as nossas vizinhas de barraca, que eu tive que documentar para a posteridade, pois fugiam do padrão vigente). Tivemos que tirar fotos das crianças que catavam lixo, das meninas que catavam lixo e das seguranças. Inacreditável. Barbieland.
I was also very pleased to meet and old friend of mine, Juha Harjula. He’s a Swedish guy and we’ve been talking on the Internet since 1997. We’ve traded many CDs, letters, tapes and life stories and promised one day we’d have a beer in Sweden. Believe it or not, we didn’t have any beers, but watched a couple of shows together, and it was a great feeling. Long lost friend. Really nice guy. He’s got three beautiful kids and the most amazing taste in music. I also had to thank him for hooking me up with my brother Marco Ferreira, but that’s another long (and unbelievable) story.
I have also bumped into Jeff Scott Soto. Talked about the Takara album and he congratulated me on the Revolution Renaissance thing. He mentioned he had read it and was really happy for me. Cool guy too.
Back to Portuguese mode: o palco menor era uma tenda da Gibson, com patrocinio da Jim Bean e do Guitar Hero. Tinha uma serie de games instalados com a galera fazendo campeonato de guitar hero, muito legal. E eles estavam distribuindo guitarras infláveis da Jim Beam (no livro do Slash, ele chama de Jack Daniels de pobre). Mas, como sempre, cheguei tarde.




Tirei essa foto chegando no aeroporto em Londres. é um "reclame" do HSBC e me pareceu bem familiar. Definiu o espirio da viagem.



estação de trem de Solvesborg



Bem-vindos



Vista da plataforma do trem



Tenda da Gibson e Guitar Hero.



Depois do ultimo show, de volta a tenda.




Jim Beam guitar



Jim Beam Godozim




Juha vendo o show do Avantasia.



Onze anos depois,esperando para ver o Triumph.



Soto e eu. A banda da camiseta dele é o Tempestt, cujo baterista Edu, tocou comigo no Astra. Mundo pequeno.




Barraca vizinha. Olha o tamanho da barraca. Cada uma das barangas tinha uma e eu e o Bruno tinhamos uma barraca muito menor para os dois. é claro q a barraca ficou pelo camping msm, pq eu o Bruno nao conseguimos guarda-la. Menos 20 libras.




Duas Barbies dando uma dura no Bruno.




Molecada feliz.




Eu e Phil Lynott. Respeito total a um dos Deuses.




Não faço ideia do q isso quer dizer, mas toda vez que eu lia a palavra HEADBENGA, eu ria sozinho. Devia ser o excesso de Sol na moleira.




Us.



As meninas da limpeza.




Comendo alces.




POR EL PUTO ROCK'N'ROLL!




estação de trem...



SHOWS:


WHITESNAKE





não imaginei q fosse ter outra chance de ver uma das minhas bandas favoritas no mundo na Europa, então fui ao show com meus melhores amigos antes de ir para Los Angeles gravar o disco do Takara. O show no festival foi quase idêntico, apesar de no Rio ter sido mais longo ainda. E tava acompanhado dos mes amigos queridos, então sou parcial ao show do Rio.



TRIUMPH




Sou um fã das antigas desse maravilhoso trio canadense. Eles foram bastante grandes durante os anos 80 e não se apresentavam ao vivo desde então. Foi o primeiro show da volta e apesar da comoço em torno disso, ainda esto logicamente enferrujados, se compararamos com as bandas mega-bem azeitadas que se apresentaram durante o festival. Mas, valeu demais ver o show e conferir essa volta. "Allied Forces", "Never Surrender", mto bom...

THE POODLES



Essa é uma banda que bomba na Escandinavia, fazendo um hard rock bem legal. Visul bacana, td certo.

TESLA




Aula de rock'n'roll. Varias vezes me arrepiei vendo essa MARAVILHOSA banda, tão autêntica. é muito bom ver verdade no palco, os caras afinam os instrumentos no meio das musicas,rock como deve ser. O vocalista é demais, o guitarra novo bom, o outro guitarra, Frank Hannon, destruidor, não faltaram os classicos. Estavam maravilhados com a receptividade do publico. Talvez tenha sido o meu show favorito. Tocaram a "Rock Bottom", do UFO.

SAXON


Eu e Bruno vimos numa das inumeras barracas que vendiam cds, camisetas, etc, uma bandera do Saxon para pendurar na parede que era uma das coisas mais cafonas que eu jah vi na minha vida. Um cavaleiro, cara, era uma coisa muito feia que me arrependi denão ter fotografado. O show do Saxon foi ok. Quando eu era moleque me amarrava, essa memoria afetiva me troue alguns bons momentos durante o show, mas apesar de ser muito profissonal, foi soh isso.

JOE SATRIANI:



Animal. "Flying in a blue dream", "Always with me always with you". Stu Hamm no baixo fazendo uma puta versão da "Battle of Evermore", do Led Zeppelin. As pessoas vibravam, mesmo endo instrumental, mostrando o poder da boa musica.

ROYAL HUNT




Foi um dos show que assisti ao meio-dia. Uma vez, essa banda estava em busca de um novo vocalista e eu até mandei material, mas o show... achei bem chato. O vocalista era o Mark Boals, que cantava como Yngwie, e deu uns agudos tão altos que durante o festival varias vezes eu e Bruno ouviamos um agudo e nos referiamos a ele como o Fantasma de Mark Boals. Nos assombrou ateh na barraca a noite. Bizarro.

RATT

Jah havia tocado com o Ratt em Denver, em 2001 e visto o show deles em Londres, uns dias antes. Muito muito bom, o vocal orginal que voltou parece o Paul Stanley com AIDS e sem a msm voz. Mas, super banda, super show, super riffs. Warren DeMartini detona e temos ainda o Corabi na guitarra e super backing vocals. Bonzão.

POISON



Showzaço que fechou o festival. Falem o que for do Poison, o show é muito divertido, soh hits e uma energia muito positiva. "Ride the Wind" me arrepiou e me levou para meus 16 anos durante 4 minutos. Quando abri os olhos, me vi com 33 anos e fazendo rock'n'roll. Fiquei feliz. Show feliz.


LIZZY BORDEN



Não sei se ele estava tendo problemas de retorno, mas Lizzy alternou seus vocais entre brilhante, super timbre e extremamente desfinado, em melodias simples; Passei seu show tentando entender o que acontecia, mas as musicas e banda boas, mise en scene legal...

JUDAS PRIEST



Uma das minhas bandas preferidas que vi pela primeira vez nesse festival. Maravilhoso. Profissional e imperdivel. as musicas novas foram legais, desse disco novo sobre Nostradamus. "Rock hard, ride free". Nota 10

Hensley/Lawton


Nunca vi o Uriah Heep,banda favorita do meu amigo Marcelo Werneck, de Petropolis, mas assisti a esse show, muito legal, onde foram tocadas "Stealin'", "Easy Livin'" e outras pérolas dos anos 70. Rock'n'roll demais.

HEAT


Acho que foi a unica banda AOR do festival, que tocou na tenda da Gibson, e assisti recomedado pelo meu amigo Juha. Bem-feito o som.

HANOI ROCKS

Também entre meus shows favoritos do festival. Michael Monroe endiabrado, tocou gaita, sax,cantou e foi um dos melhores frontmen do festival,sem duvida. Menção honrosa pro guitarrista Conny Bloom, que era o lider dos Electric Boys, uma banda sueca que eu adorava e com um visual piratas do caribe total. ARREBENTOU.

GOTTHARD

NÃO consegui tirar uma foto da estrela desse show: o vocalista Steve Lee. Frontman do festival. Voz bluesy PERFEITA, afinada, performance a la Jagger, tocou gaita, dançou o tempo todo, uma energia inacreditavel; Os dvds e discos não fazem jus a esse cara e a banda é demais, muito pro. Junto do Tesla e Hanoi Rocks acho que meu top 3 da maratona.

FASTWAY



O vocalista novo é bom, mas Dave King era o som da banda. Um show ok, legal ouvir "Say what you will", o tema da Armação Ilimitada ao vivo.


DEF LEPPARD





Aula de rock a la Whitesnake e Judas Priest. Apesar do disco novo ser legal, não tocaram as melhores musicas (apesar de terem tocado uma pah de musicas novas). Amei ouvir as musicas do Hysteria, Pyromania e a inesperada "Mirror, Mirror".

DERRINGER


Primeiro show q vi no festival. Legal ver Vinny Appice e esses tios. Rock'n'roll hoochie koo, still alive and well. Classic rock bacana.

DARE



Legal o show. Mas o showcmeçou de verdade foi quando o Brian Robertson, guitarrista do Thin Lizzy subiu no palco e tocaram "Rosalie", "Jailbreak" e "Emerald". O vocalista dessa banda era o tecladista do Thin Lizzy, Darren Wharton, entãoas musicas tem alguns elementos celtas. Misturados a xarope, kkk; Mas omomeno THIN Lizzy valeu e a casa veio abaixo.

CARCASS

Porradão, super solos de guitarra

BLUE OYSTER CULT

Burnin' for you ao vivo jah valeu o show. Os solos do Buck Dharma muito bonitos, classic rock de mega bom gosto.

AVANTASIA

Grandes musicas e musicos. Mas, o show ainda esta com muitos bugs, como o microfone de andré matos que não funcionou o tempo todo que ee tava no palco. Quando o show estiver pronto, vai dar um belissimo DVD.

APOCALYPTICA

Quatro cellos tocando metal, batendo cabeça. Fiquei fã. Muito diferente, os quatro caras mais um baterista foram um dos meus shows preferidos.

ACE FREHLEY


Meu idolo maior no festival e talvez o show que eu mais quisesse ver. Ace durante anos foi meu membro do Kiss preferido. Mas é evidente porueele não estah mais na banda e isto é porque o seu melhor "futebol" jah ficou para tras. Muitas drogas e birita e ele apesar de tocar bem, se perdeu algumas vezes no meio de solos que tocou desde os anos 70. A banda é muito boa, levou o show, com destaque para o baterista Scotty Coogan, que cantou muito bem no show. Sua guitarra soltou fumaça em "Shock Me", e varios outros hits como"Rocket Ride","I want you" e outros classicos foram tocados. Da sua carreira solo, soh "Rock Soldiers" e "Breakout".

AC/DC Tribute


AC/DC covers. FODA

Ainda vi uma banda irlandesa chamada GLYDER, que não sei porque, não tenho fotos. Meio Thin Lizzy. Desculpem a qualidade das fotos, sãorealmente ruins, mas queria ter um pedacinho, mesmo ue torto do que eu vi para postar aqui.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Gu, eu não tinha noção, foi mega mesmo o evento!!!! Maneiríssimo. Aposto que os dias sem banho e dormindo apertado com o Bruno não fizeram vc dizer "MERDA!" nem uma vez, hahaha. Visível que tudo valeu a pena. Vc merece cada show q viu e cada emoção q sentiu! Bjos com saudades, Bel. AMO VC!

5:39 PM  
Blogger Jayme Monsanto said...

O Ace não tá parecendo o Ace nessa foto!

Saudades, cara! Beijo!

5:31 PM  
Blogger Unknown said...

Gu, lê o mail que te mandei pro tobiasmonsanto@hotmail.com. Me responde assim que der, ok? Bjos, amo vc!

3:47 PM  

Post a Comment

<< Home