Thursday, March 19, 2009




Não conheço muito bem o Felipe Andreoli, baixista do Angra e do Almah. A gente se viu algumas vezes, ele foi super simpatico, etc. Mas, ontem tive que mandar um e-mail pro cara e pedir para que ele me autorizasse a publicação no meu blog de um texto de autoria dele. Foi umas das vezes em que você lê um texto e gostaria de ter sido o autor, pois ele sintetiza com perfeição suas opiniões.


Gentilmente, o Felipe cedeu o uso de seu texto e ele estah postado abaixo, na integra. Ele é esse carinha a direita, nesta foto, tirada em Sampa (2007). Edu Falaschi é o crooner, à esquerda.


Fica ai o meu abraço ao Felipe, pelas certeiras palavras e o pedido de refexão a quem ler esse texto.


De: http://andreolibass.blogspot.com/
Terça-feira, 11 de Novembro de 2008
Metal is forever...será?

Há muito tempo atrás, no início deste blog, falei sobre como a competição na música é algo estúpido, mas na ocasião me referia mais a músicos do que a bandas. Só que o conceito vale da mesma forma. E parece pior. Outro dia estava lendo um tópico que falava sobre a entrada de um músico, que não vou citar, em uma determinada banda. Algumas pessoas discutiam se a entrada dele era positiva ou negativa, tudo bem, até que veio um post do tipo “Esse cara tem que morrer! O que ele veio fazer nessa banda 'X'?" Mas, péra lá; precisa mesmo de tudo isso? De onde vem tanto ódio? Como se justifica uma idiotice dessas? E não para por aí.

Parece que tem gente que fica muito chateada quando certa banda está fazendo sucesso. A cada notícia boa sobre a banda vem um animal descer a lenha e falar um monte de abobrinha. Ou, senão, se regozija com um review negativo do disco. Que espécie de infantilidade é essa? E antes que alguém diga, não, não acho mesmo que as pessoas não devam fazer críticas aos trabalhos que acham que merecem. Eu mesmo faço críticas quando acho que devo, todos têm esse direito, e as críticas servem como filtro para a qualidade do que é feito. O que não dá pra agüentar são as crianças que ficam o dia na frente do computador esperando uma oportunidade pra encher o saco, simplesmente porque são fãs do “concorrente” (pra começo de conversa, não existe isso de “concorrentes” nem mesmo entre as bandas, mesmo que a união entre elas ainda seja algo distante, e sem dúvida assunto pra mais um post). Ou pior, criam fakes pra concordar com eles mesmos, ou talvez por medo de mostrar a cara. Ora, eu tenho um perfil fake que uso pra ler o Orkut, mas se um dia eu quiser dizer alguma coisa, vou criar um perfil de verdade ou usar o de alguém conhecido, me identificando. Mas esse não é o foco.

Outra coisa que me deixa revoltado é a facilidade de enganar as pessoas. Basta inventar uma história que “ouvi de fontes seguras”, ou “Fulano da banda me contou”, ou “o primo do roadie ouviu” e, por incrível que pareça, metade ou mais das pessoas que lerem vão acreditar sem qualquer evidência concreta a favor, sem qualquer escrutínio. Ou, mais simples, basta aumentar um pouco pra deixar mais dramático. Certas pessoas sentem uma necessidade louca de ter algo interessante pra dizer, mesmo que não tenham. Gente, vamos pensar um pouquinho mais antes de acreditar no que o “Beltrano do Orkut” disse. Acreditem, no fim das contas somente as informações dadas pelos membros da banda ou seus representantes são 100% verdadeiras.

Mas o mais importante de tudo é que essas pessoas não estão se dando conta das conseqüências de sua infantilidade. Alguém está contente com a situação em que o metal se encontra hoje no Brasil? Não adianta achar o máximo e tirar sarro da “outra banda” se ela não conseguiu uma boa tour, porque com certeza absoluta a “sua banda” também não fez melhor. E vai continuar assim enquanto os fãs de metal se separarem em times, um torcendo contra o outro. Que tal torcer pela banda que você gosta, e torcer também por todas as outras? Essa é a única forma de o metal voltar a ter alguma importância neste país. Infelizmente nenhuma banda está indo muito bem, essa é a verdade. E se isso continuar, os músicos vão uma hora chegar à conclusão de que não está mais valendo a pena. Por que vou gravar um disco caro, trabalhoso, levar meses me dedicando se a maioria vai baixar, e os fãs da “outra banda”, do mesmo estilo, vão torcer pra ser uma porcaria e não vender nada? Por que vou me matar em tours desgastantes se estes mesmos fãs vão rir se der pouca gente? Eles deveriam, sim, é chorar, por que a conseqüência final de tudo isso é que as bandas vão ou acabar, ou estacionar. Já está acontecendo, e a tendência é piorar. E não se trata de não ter amor ao metal, ou tocar por dinheiro. Acontece que todos têm que pagar as contas no fim do mês, sejam músicos, advogados ou o Presidente da República. De repente essas pessoas vão se ver na necessidade de buscar alternativas.

Pode ser que a visão de quem está de fora seja meio nebulosa, porque as notícias nem sempre chegam tão rápido, mas o mercado está tão ruim, mas tão ruim que, se continuar assim, não dou um ano pra o metal voltar ao patamar dos bares de rock no Brasil. Nada mais de 6.000 pessoas, nada mais de casas de show gigantescas e luxuosas, com super-produção cara. Ninguém quer tomar prejuízo. Então, pense com carinho, mesmo que você não torça para o “meu time” (ou “meus times”): quem ama, cuida. Vamos ter mais cuidado com o que a gente gosta, senão acaba. E acaba mesmo!

PS: comentários e críticas são muito bem-vindos.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

E ele tem razão ... E vc tá rulando demais no RR (agora ouvindo o oficial) ... E a saudade tá matando ... Bjs bjs bjs

5:51 AM  
Blogger André said...

Eu concordo plenamente cara, inclusive ultimamente eu tenho visto coisas muito tristes no orkut, pessoas que falam sem nem mesmo saber o porque daquilo: "O fulaninho não cantou bem ontem" Só que a pessoa não sabe se o cara tava bem de saúde, de repente ele ta a uma semana sem dormir direito, extressado e ainda assim põe a cara ali no show pra não deixar os fãs na mão. Isso é lamentável mesmo. Abração Gus.

2:29 PM  
Blogger Unknown said...

Felipe disse tudo! O pessoal que fica ai nos foruns do whiplash, comunidades de orkut, falando mal de bandas e principalmente das pessoas do metal nacional sao uns babacas , pois é pura invenja de projetos de metaleiros que nao ajudam em nada .


Up The RR!!!!!!!!
juliano

8:42 PM  

Post a Comment

<< Home